top of page

Paulo Igor cria Semana de Cinema Lusófono em Petrópolis


Por iniciativa do vereador e atual Presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Paulo Igor será realizada no próximo dia 22, na Câmara Municipal de Petrópolis uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei n° 5955 que cria a Semana do Festival de Cinema Lusófono – Petrópolis Film Fest.

Segundo Paulo Igor “a criação de um Festival de Cinema Lusófono em Petrópolis atende a vários objetivos, mas em especial, o fortalecimento de setores econômicos fundamentais ao desenvolvimento sustentável de Petrópolis, como por exemplo o do turismo cultural. E neste sentido, julgo como estratégico apoiar fortemente o setor da indústria do audiovisual”.

“Talvez poucos saibam, mas existem atualmente em Petrópolis vários canais de TVs locais que produzem cerca de oitenta programas independentes. Esta atividade já gera hoje um significativo número de empregos, fortalece o comércio local e cumpre um papel fundamental na divulgação da cidade enquanto destino turístico. Por outro lado, há décadas Petrópolis é cenário de locações de um sem número de produções audiovisuais. Muitos filmes, novelas e comerciais utilizam os atrativos arquitetônicos e naturais da cidade. Então, acredito que devemos apoiar iniciativas como esta que ajudarão Petrópolis a assumir sua vocação natural de pólo estratégico no cenário da indústria do audiovisual brasileira.”

Ainda segundo o vereador, a Audiência deverá contar com a presença de várias autoridades e personalidades que já demonstraram total apoio a iniciativa, como o Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Leitão, o Cônsul Geral de Cabo Verde, Pedro António dos Santos, o Deputado Estadual Geraldo Pudim, o Secretário de Cultura de Estado, André Lazaroni, da Coordenadora da Rio Film Commission, Tânia Pinta, do Cineasta Walter Lima Jr. e do ator Márcio Garcia. Estando também confirmadas as presenças de representantes de várias entidades representativas do setor audiovisual, como a ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas, a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas e da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente.

A atividade e também o Petrópolis Film Fest já conta ainda com o apoio da Cervejaria Bohemia – maior e mais completo centro cervejeiro do mundo! – que após a audiência promoverá um tour interativo apresentando aos convidados o local onde foi montada a primeira fábrica de cerveja do Brasil.

O Petrópolis Film Fest é um evento idealizado pelo documentarista e produtor cultural, Calebe Pimentel e pela atriz Surama de Castro.


bottom of page