apresentação

Logo_LusoCine_Festival_horizontal_gold.png
O FESTIVAL

O Luso Cine Festival - Congresso Lusofono de Cinema pretende ser um evento anual voltado ao fomento audiovisual no âmbito da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O grande diferencial do evento é a mostra competitiva de trabalhos premiados nos principais festivais parceiros de cinema brasileiros e lusófonos, criando uma vitrine de projeção para o mundo do mais alto nível.

 

Entre as atividades propostas pelo Luso Cine, haverá mostras de filmes de curta e longa metragem dos países de língua portuguesa, recebendo, também, como convidados, representações de outros.

 

O evento visa o fomento e a difusão cinematográfica entre os países já citados, agregando países de outros idiomas, tratando o mundo como o mesmo é, um espaço globalizado com maior interação através das artes.

 

Petrópolis, cidade imperial do Estado do Rio de Janeiro, idealizada e fundada pelo português imperador do Brasil D. Pedro II, que ainda conserva traços europeus nas características do seu povo e nos moldes de suas vivências, foi á escolhida para sediar o evento por suas origens históricas, turísticas e culturais.

 

Petrópolis possui grande potencial para se tornar um polo de produção audiovisual, com várias TVs locais que apresentam cerca de oitenta programas independentes, gerando emprego, oferecendo informação e entretenimento para o público local. Recebe devido aos seus atrativos arquitetônicos e naturais, grandes produções de cinema e TV do mundo todo há muitas décadas.

 

Iniciativas como o Luso Cine - Congresso Lusofono de Cinema contribuem para o desenvolvimento econômico e geração de empregos em diversos setores, e para a expansão do segmento de Turismo e Produção Cinematográfica em Petrópolis fortalecendo este potencial nato.